Tecnólogo em Jogos Digitais

Área: Ciências Exatas
Modalidades: Regular ou Modulado
Duração: 02 Anos
Horários: Tarde: 14:00 às 18:00 h / Noite: 18:00 as 22:00


PERFIL PROFISSIONAL


Em face das rápidas mudanças culturais e tecnológicas, a realidade da globalização da economia mundial, as novas formas de organização das redes sociais, e levando-se em conta o referencial teórico definido em nosso PDI, o Projeto Pedagógico de Curso estabelece que ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, o egresso estará apto a:
• Promover a ética profissional e a defesa da cidadania plena em todos os projetos. 
• Projetar as informações dos jogos, organizando-as espacialmente.
• Desenvolver e elaborar roteiros, criar personagens animados em 2D e 3D, criar cenários e definir regras interativas de um jogo. 
• Programar jogos para diferentes plataformas computacionais de forma criativa e empreendedora, utilizando as tecnologias do mercado.
• Participar, liderar e gerenciar equipes multidisciplinares de projetos e de desenvolvimento de jogos e aplicações de entretenimento digital.
• Utilizar diferentes interfaces homem-máquina, recursos gráficos, multimídia e redes para criação de jogos e aplicações de entretenimento digital.
• Identificar e utilizar tecnologias emergentes e inovadoras na área de jogos e entretenimento digital.
• Analisar a viabilidade econômica de um projeto, levando em conta o público ao qual se destina e os aspectos de distribuição e promoção do mesmo.

O egresso terá o preparo profissional, sendo capaz de destacar-se como técnico em produção de animação e como técnico em game designer (formações intermediárias), além de poder atuar como consultor na área de desenvolvimento de jogos. As competências profissionais tecnológicas a serem desenvolvidas estão em consonância aos objetivos e ao seu eixo tecnológico.
Para os egressos do Curso de Jogos Digitais também existe a possibilidade de atuar no segmento de jogos educacionais e no desenvolvimento de ambientes interativos virtuais, jogos promocionais de produtos ou empresas, jogos sociais e empresariais, jogos de entretenimento e publicitários. Além da criação e desenvolvimento de jogos, o tecnólogo está apto para atuar em áreas afins como técnico em animação gráfica, para a realização de efeitos especiais na web, em filmes e/ou animações. 

Áreas de Atuação

A inserção ao mercado do tecnólogo em jogos digitais é bastante ampla, podendo atuar no segmento de jogos educacionais, no desenvolvimento de ambientes interativos virtuais, na customização de plataformas pré-existentes, em jogos promocionais de produtos ou de empresas, na elaboração de jogos empresariais, e em projetos de jogos de entretenimento. Poderá atuar tanto em grandes como em pequenas empresas, agências de publicidade ou mesmo ter uma empresa própria. Além da criação e desenvolvimento de jogos, o tecnólogo estará apto a atuar em áreas afins, como programador de computadores, para a realização de efeitos especiais na web, em filmes e em animações. Poderá atuar tanto em grandes como em pequenas empresas, agências de publicidade ou mesmo ter uma empresa própria.